terça-feira, 18 de novembro de 2008

Canto da saudade

As "Memórias precoces" já estão na rua. É sempre grande a satisfação de partilhar a nossa obra com os leitores. Aos olhos do público, elas são mais adultas do que nos parecem, talvez por isso sejam precoces. No dia do lançamento, eu estava entre dois ilustres Deputados à Assembleia Nacional: Roberto de Almeida, que assinou o prefácio, e o Deputado e jornalista Adelino de Almeida, que assumiu a apresentação do livro. Meu amigo, o sociólogo Paulo Carvalho, que fez o posfácio ficou na plateia como os treinadores na bancada incentivando-me, empurrando-me para o golo.
Eu estava naturalmente feliz, radiante! Era uma ocasião sublime... Faltaram muitos amigos, mas nas clareiras avistei uma enorme multidão. E ouvi as canções que exaltavam à coragem e ao patriotismo. Eram vozes de gente intrépida que marchou, lutou e muitas delas tombou no campo de honra para que Angola fosse hoje um país livre, independente e pacificado.
Faltavam 3 dias para o 11 de Novembro de 2008. Dia seguinte, domingo, parti sozinho para o Sumbe e ao avistar os cenários descritos na obra, chorei. Chorei de saudade, pelos ausentes, de gratidão, pelos que sacrificaram as suas vidas em defesa da pátria, e de alegria por poder trazer à ribalta gente humilde perdida na poeira da luta de todos os dias.
No dia de lançamento, Sábado, 8 de Novembro, choveu em vários bairros periféricos de Luanda. O mesmo ocorreu no Sumbe e Gabela no dia 11 de Novembro. Incrível, até a natureza não quis ficar indiferente!

2 comentários:

Anónimo disse...

meu amigo.. vou lançar esta semana o meu primeiro livro de proverbios...

tem muitos Anfricanos e em Umbundo...

se quizer algum é spo peddir...
um beijo...

Anónimo disse...

Queria comrar o seu livrorerst