terça-feira, 25 de junho de 2013

INTOLERÂNCIA DE CADA DIA




SEGUNDA-FEIRA: É cacimbo! Camponeses regressam ansiosos às margens húmidas do rio para a plantação de hortícolas. Nas cidades, para a surpresa de muitos, voltou à baila, e ocupando espaço editorial nos jornais, rádios e televisões o uso do antónimo da tolerância.
Existe ou não intolerância? Uns dizem que sim, outros dizem que não! E quando em debate, os representantes de várias cores político-partidárias procuram com sagacidade esgrimir os seus argumentos puxando as brasas para o seu carapau. Aos ouvidos arrebitados do público chegam as mais variadas verdades e inverdades sobre o tema. Cada um defende e persiste na sua dama, mesmo quando esta já vai em trajes menores. Na sequência, instala-se um ruído perigoso para o processo comunicacional entre os actores políticos, ambiente que pode afectar, de uma maneira ou de outra, o resto da sociedade. O diálogo pode virar monólogo.
Lamenta-se, mas a vida está cheia de contrariedades. Há opiniões com as quais não estamos de acordo, mas somos obrigados a aceitar, sob o risco de sermos taxados de intolerantes. E pelos visto ninguém gosta de ser considerado intolerante. Então, tente ser diferente. Tente ser uma pessoa melhor! Melhoral caiu em desuso. Depois da Aspirina, agora é Paracetamol que bate.
 A tolerância é semente e estrume. É assim que se constrói e perduram estáveis amizades, namoros, casamentos, relacionamentos, parcerias e projectos de sociedades.
Quem já nunca ouviu palavras semelhantes?
- Eu gosto muito dela e quero sempre estar do seu lado, porque ela me aceita tal como sou! Não vê as minhas opiniões, ainda que tenham alguma dose de disparate, como vindo de gente pueril. Ela procura generosamente entender, perceber. E sempre chegamos a conclusão que a diferença de opinião resulta do ponto. É uma questão de ponto de vista! Por isso, a instabilidade tem sempre no seu bojo um acto de intolerância.
A tolerância semeia-se e germina como alfobres de flores do campo. Mas o que é a tolerância e intolerância, quais as suas derivadas! De tanta confusão que o ruído provoca nas mentes, nada melhor que procurar o Dicionário Moderno da Língua Portuguesa, para saber o que de facto significa. E prontamente encontro: Condescendência, ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. Faculdade ou aptidão que o organismo dos doentes apresenta para suportar certos medicamentos.  
Então, paro, cogito e no mesmo dicionário, busco o termo intolerância. Esfolheio. Esfolheio e finalmente encontro. Intolerância quer dizer falta de tolerância. Violência.
Raciocino. Quem é intolerante? Pessoa que carece de tolerância. Que não suporta as crenças e as opiniões alheias, se divergem das suas.
Já mais satisfeito acesso a internet em http://pt.wikipedia.org: «tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moralculturalcivil ou física. Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adoptados pelo grupo de pertença original.
O conceito de tolerância se aplica em diversos domínios:
- Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.
- Tolerância civil: discrepância entre a legislação, a sua aplicação e a impunidade.
- Tolerância segundo Locke : «parar de combater o que não se pode mudar».
- Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.
- Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.
- Tolerância técnica: margem de erro aceitável (ver Tolerância, engenharia), ou capacidade de resistência a uma força externa.
- Tolerância: em gestão de riscos constitui o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré-estabelecidos.»

TERÇA-FEIRA: Volto a pesquisar sobre o assunto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia «Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo  social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma acção seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um factor primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa
A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem acções discriminatórias de controle social, como racismosexismo, homofobiaheterossexismoetaísmo  (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer ideias de qualquer pessoa.
É motivo de controvérsia a legitimidade de um governo em aplicar a força para impedir aquilo que ele considera como incitamento ao ódio. Por exemplo, a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América permite tais manifestações sem risco de acção criminal. Em países como AlemanhaFrançaPortugal e Brasil, as pessoas podem ser processadas por tal atitude. Esta é uma questão sobre quanta intolerância um governo deve aceitar e como ele decide o que constitui uma manifestação de intolerância.
Enquanto prossegue o debate sobre o que fazer com a intolerância alheia, algo que frequentemente ignora-se é como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância.»
QUARTA-FEIRA: Nas palavras, nos gestos e mímicas, quanta intolerância está presente no nosso dia-a-dia. Nos relacionamentos. Lá em casa. Quanta intolerância no trânsito engarrafado da cidade capital, que não raras vezes acaba em violência e morte. Quanta intolerância nos transportes públicos. Quanta intolerância nas salas de aulas. Quanta intolerância nos locais de trabalho, nos bancos das igrejas, nos hospitais, nos partidos políticos, nos parlamentos, nos mercados, em fim! Quanta intolerância habita ainda as nossas mentes! Reconhecer que esse mal existe seria um grande avanço no caminho da superação. MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES! Para a consolidação da paz e da reconciliação importa trabalharmos diariamente, procurando sermos mais tolerantes com o próximo. A palavra de ordem deve ser: Tolerância! Tolerância! Tolerância!
E porque não tornar a Tolerância disciplina obrigatória para todos os níveis de escolaridades?
QUINTA-FEIRA- APLAUSO! Desde o Soyo, o Projecto LNG fez a sua primeira entrega ao mercado internacional. É o coroar de vários anos de trabalho persistente de funcionários, engenheiros e técnicos. A todos eles a nossa merecida homenagem. As ofertas de gás no mercado nacional irão com certeza aumentar, para atender a crescente demanda.

SEXTA-FEIRA: 21 de Junho. «Deus se agrada bem de tais sacrifícios» Heb. 13:16.

SÁBADO: «Pastoreai o rebanho de Deus… aos vossos cuidados» 1 Ped. 5:2

DOMINGO: O olho-por-olho pode deixar os contendores cegos e o dente-por-dente desdentados. A era é outra. «Não vos esqueçais de fazer o bem» Heb. 13:16

Sem comentários: