sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pensador वेर्सुस सोफ्रेदोर?

Era sábado! Wandaulika ao chegar a casa, procurava dormir quando ouviu alguém bater a porta. Quem será!... Desconfiado, no escuro procurou os chinelos e acendeu a luz. Depois, encaminhou-se para à entrada e abriu a porta num gesto brusco.
Posso entrar? Era a sua namorada. Parecia preocupada. O que se passa? Não estou me sentindo bem. Ela entrou num passo lento, segurando com as duas mãos a barriga, puxou a cadeira e sentou-se. Agora tinha os cotovelos sobre a mesa e a cabeça entre as mãos.
Wandaulika admirou a sua sombra projectada contra a parede e lembrou-se do “Pensador”, peça de artesanato de origem Tchokwe e tido como símbolo da cultura angolana. Era uma imagem hilariante, mas reprimiu o riso. Pensador sofredor!
Estou com muitas dores, no baixo ventre, acho que vou ter bebé! Sinto dores estranhas! Mas que dores? Vocês homens não entendem, isso é coisa de mulheres! Ah, ok!
Vou ser pai! Wandaulika sobressaltou-se. Sabia que a namorada estava grávida e ele decidira que se levasse a gravidez até ao fim. Mas aquela notícia deixava-o atordoado, confuso, preocupado. Sentou-se na cama. Cotovelos sobre os joelhos e a cabeça entre as mãos. A sua sombra evocava também a figura do “Pensador”, mas ele já não percebera.
Ferida em perna alheia, cheira, mas não dói!